quarta-feira, 2 de março de 2011

Amor e Paixão é Vida!

O amor e a paixão são tão diferentes, são tão iguais... Seguem em caminhos paralelos... Às vezes há paixão sem amor, o contrário às vezes também é verdade...
Dizem que a vida é o amor, ou ao contrário, não faz mal, mas na pureza da verdade, o amor é o amor e a vida é outra coisa...   A vida poderá ser uma caminhada assassina do amor, pois há cada vez mais amores interesse, hoje em dia são poucos aqueles, que não aceitam amar sem uma razão!
Porque a vida leva a discussões por isto ou por aquilo, porque o combinado deixou de o ser e por isso o amor converte-se numa questão prática,  como se ambos fossem uma sociedade em que os sócios têm direcções opostas.
Já ninguém acredita que o amor pode ter uma paixão pura, uma saudade permanente... Já ninguém aceita que faz parte o medo, a insegurança, a doença, o desequilíbrio. Já não há a vontade de superação, respirar bem fundo e dizer que aquilo pode ser o agora e não necessariamente o além. O egocentrismo persiste em vez da partilha disto que chamamos amor ou vida!
Odeio pensar neste amor contemporâneo onde se pode usar e abusar do outro, achar que a outra parte é uma muleta, um  pronto-socorro que tem de estar livre e sem queixume para suportar os caprichos daquele que se vê acompanhado mas sozinho...
Odeio ver os novos romances, dos mais jovens ou não... Namoros embrutecidos de paixão fugaz, de cobardia e comodidade.
Quero acreditar que a vida com amor é a melhor sensação, e que continuam, aqui e ali, a haver eternos apaixonados.
O amor não é um meio nem um fim para atingir um objectivo. O amor é uma condição que faz a vida ser apaixonante! Contagiante o amor puro que se sente, mas que não se entende, que não se explica, que se torna sempre tão misterioso na sua essência!
O amor e a vida são coisas diferentes, pois a vida... aquela que denomino vidinha é tantas vezes assassina do amor ou da paixão!
Sendo assim, prefiro pensar... primeiro o amor, só depois então a vida. Porque é o amor que agarra no coração tudo aquilo que nos escapa da mão, que desaparece do olhar, mas nunca da recordação!
O amor não é para se perceber, é para estar lá, mesmo com a ausência de quem amamos! É para ser sentido e guardado, vivido na esperança de não ser a vida a fecha-lo no esconderijo do eu!
O amor é uma coisa que a vida não consegue ser... A vida dura até não conseguir durar mais, o amor não!
Só o amor puro e persistente consegue ter tanta vida quanto a vida que dura até mais não!
Por isso, eu, que agora escrevo, que falo de amor, paixão e vida, quero acreditar que a minha paixão pelo amor me faça viver mais feliz nesta caminhada chamada Vida!

2 comentários:

  1. Estavas mesmo inspirada Mónica, quem foi o motor dessa inspiração? Pareces ser muito uma exelente pessoa. beijinhos ass. N

    ResponderEliminar
  2. Olá N. gosto mt de escrever, mas nem sempre tenho inspiração. Talvez por ser uma pessoa que mais do que pensar gosto de reflectir sobre diversos temas, acabo por escrever a minha reflexão. O mundo é uma das melhores inspirações desde que consigamos ver mais do que aquilo que ele nos mostra. Se sou boa pessoa?! Quem me conhece diz que sim, mas é provável que não agrade a toda a gente. Lol. Beijinhos N.

    ResponderEliminar